16 July 2011

Via de mão dupla

Desde pequenos nos ensinam a dar valor a algo ou alguém. Devemos cuidar e valorizar nossos brinquedos quando somos pequenos, pois senão eles quebram e não ganharemos outro. Aprendemos com nossos pais a valorizar atitudes, afinal, eles nos encorajavam e parabenizavam por pequenas atitudes corretas. Também aprendemos com eles o valor de uma pessoa, pois eles são nosso porto seguro.  Quando crescemos percebemos ainda mais a importância das pessoas em nossas vidas.
Com o tempo passamos a ter uma vida social, a termos amigos ou até mesmo um relacionamento amoroso. E dessa forma passamos a valorizar essas pessoas, pois os amigos são aqueles que nos ouvem, nos apoiam e querem participar das mais loucas/absurdas e improváveis ideias. E a pessoa com quem você se relaciona é aquela que sempre te dará carinho, atenção e te dirá que você está bela [o] assim que você acordar.
Conforme nós vamos criando nossa liberdade, preferimos passar mais tempo com nossos amigos do que com nossos familiares. E de certa forma os familiares se sentes esquecidos e nos falam sobre troca de valores, nos dizem que damos valor maior aos amigos do que a família. Contudo isso nem sempre é verdade. A família sempre será nosso porto seguro - de uma forma ou de outra - porém os amigos são aqueles com quem nós temos maior afinidade e é mais fácil de se conviver. Só que a pergunta que paira no ar é se os familiares também nos dão o valor que eles cobram de nós?!
É bem fácil cobrar algo de alguém, contudo, na teoria [e eu repito na teoria] nós devemos apenas cobrar aquilo que somos capazes de cumprir. Nem sempre quem nos cobra o reconhecimento por seus atos reconhece os nossos atos. Dizem que a vida é uma vida de mão dupla, aquilo que vai, volta. E para algo voltar, bem, tem que ir primeiro [ meio obvio não?! ]. E ninguém aprende algo 'do nada'. É necessário um exemplo, uma explicação, a convivência. Afinal, nós aprendemos a falar pois convivemos com pessoas que falam. Não acordamos um dia e 'puf' saímos falando. 
Por isso que você não deve se preocupar muito com as acusações das pessoas ao seu redor, pois, se alguém te valoriza, você é capaz de perceber isso, e por consequência, valorizar a pessoa também.

No comments: