08 June 2011

Atitudes

Hoje eu falei para um amigo sobre meu blog, esse que você está lendo, e esse meu amigo me perguntou o que estava aqui escrito, e eu respondi que a minha alma toda. Disse que eu era a autora de todos os textos, e por consequência eles revelam um pedaço de mim. Nisso reparei que já faz um bom tempo que eu não escrevi nada. 
E então eu comecei a refletir sobre minha alma, okay isso parece meio bobo, mas logo você vai entender minha reflexão ou tentativa de refletir sobre algo. Percebi que já faz um tempo que eu não escrevo nada, eu não conseguia escrever - literalmente! Parecia um bloqueio, eu começava a escrever um texto, e menos de cinco linhas depois eu apagava tudo e começada novamente outro texto, e cinco linhas - ou menos - depois lá estava eu apagando e começando outro texto outra vez... E assim formava um ciclo, quase vicioso pois em um determinado momento eu me cansava desse escreve apaga escreve apaga escreve apaga escreve apaga escreve apaga escreve apaga...
E devo ser honesta o suficiente para dizer que isso era bem frustrante.  Pensei até que algo estava errado comigo, e tentei descobrir o que estava errado. Quais eram as minhas atitudes mais recentes que faziam com que eu não conseguisse mais escrever. Diversas ações vieram em minha mente, algumas até me surpreenderam, porém pensei e repensei sobre minha conduta, e numa reflexão mais calma e detalhada eu vi que nada do que fazia era exagerado ou fora do comum, e que na verdade era paranóia minha. Essa conclusão só fez com que eu me sentisse pior, porém ao perceber que nada havia de errado com minha postura e sim com a minha pessoa, com o que eu sou.
O que aconteceu foi que eu mudei, não mudança de caráter, pois as pessoas são o que elas são, o que acontece é o aperfeiçoamento ou regressão das qualidades [ ou até mesmo defeitos ]. Posso dizer até que eu percebi melhor minha forma de agir, algumas características minhas, gostos, qualidades, defeitos e até mesmo formas de pensar.  Devo dizer que fiquei surpresa quando percebi um certo amadurecimento em minha pessoa e após ter compreendido minha forma de agir em determinadas situações.
É engraçado como a gente muda, evolui, ou aperfeiçoa nossa personalidade sem ao menos percebermos.  Muitas vezes nós não estamos preparados para tais mudanças, e não sabemos lidar com tais. Porém outras vezes elas chegam e nós não percebemos, e fica difícil lidar com algo que nós não sabemos.
É surpreendente quando você aprende a lidar consigo próprio. Digo isso pois eu aprendi a lidar comigo mesma, não totalmente afinal ainda há muito para descobrir, mas fica mais fácil quando você mesmo se entende, mesmo que seja parcialmente.
Muitas vezes, quando você não consegue fazer algo que era um costume ou uma forma de alivio ou de reflexão, de colocar as ideias no lugar, de desabafo ou o que você quiser. Pare. E pense em você, converse consigo mesmo.
Isso pode parecer infantil, ou até mesmo inútil, mas após algum tempo você entenderá melhor a si mesmo. E não existe nada melhor d que estar em paz consigo mesmo.
Sei que ainda não estou totalmente ciente de todas as mudanças e aperfeiçoamentos de personalidade que tive, mas com o tempo vou percebendo melhor, e lidando melhor com tais percepções.

No comments: