26 February 2018

Valor

       Feliz 2018 meus caros e caras leitores/as.

       Espero que todos tenham passado uma excelente virada de ano, e que seu 2018 esteja excelente. 
       O ano de 2017 foi extremamente pesado, fazia tempo que não chorava como chorei ao longo desse ano que passou, mas apesar de todo o sofrimento, eu também aprendi muito e cresci muito. Acredito que Deus tem um propósito para tudo, e que Ele consegue transformar coisas ruins em coisas boas - e foi exatamente o que Ele fez. Todos os problemas que eu passei fizeram com que eu me aproximasse de Deus e deixasse Ele curar meu coração e mostrar meu valor aos Seus olhos. Percebi algumas áreas que precisava de cura espiritual vinda de Deus, e procurei os meios que minha igreja possui para proporcionar essa cura. Também descobri que tinha uma tendência a ter relacionamentos destrutivos, e que isso me afastava de Deus e destruía minha auto estima, e só aprofundava minhas raízes de rejeição em meu coração. 
       Aliás, relacionamento tóxico não é somente sobre namoros, mas também sobre amizade. Dessa forma, 2017 foi um ano de rompimentos, pois quebrei ciclos viciosos de relacionamentos destrutivos, tanto em namoro quanto em amizades. Deus, em sua infinita bondade, me proporcionou novos amigos ( o J. a G. e o A - principalmente o A).  E as boas, e antigas, amizades (como a J) se fizeram presentes e muito valiosas em momentos difíceis.  Definitivamente 2017 foi um ano exótico! Apesar de ter sido o ano em que mais sofri e chorei, o saldo foi positivo - levando em consideração todo o aprendizado e crescimento. 
       
       Na Bíblia está escrito que somos como vasos nas mãos do oleiro, sendo esse Deus, e que Ele nos molda conforme seus propósitos. Aliás, o Novo Testamento está recheado com passagens que falam sobre os propósitos de cada um. Creio que 2017 foi um o ano que Deus tirou para moldar o meu valor enquanto pessoa. Conforme disse anteriormente, tendo a tendência a ter relacionamentos destrutivos, sejam eles de amizade ou namoro, e com isso a forma como me vejo fica sem referências, perco o sentido do  meu valor para Deus. E somente a partir da aceitação que tenho um valor inestimável para Deus que poderei me portar de forma correta. Duas situações me marcaram ano passado: uma com minha antiga amiga J, e outra com meu amigo A. No começo do ano passei por término doloroso: me trocaram pelo carnaval (hoje eu entendo que foi um perfeito livramento de Deus, e Seu trabalhar em tornar as cinzas em beleza, sou muito grata por esse término pois conforme superei o relacionamento, aprendi meu valor), e fiquei bem mal. Quando chegou o carnaval eu precisei mudar de ares, e corri pedir socorro para essa amiga, J, e ela me recebeu de braços abertos. Fiquei na casa dela por todos os dias desse feriado, e foi exatamente o que precisei. Ela me ouviu, conversamos, vimos filme, comemos e eu conheci pessoas ( porém, por algum milagre, mantive contato somente com o P - já falei dele aqui). Voltei da cidade que ela mora completamente renovada.  Assim pude ver que as pessoas que realmente gostam de nós, sempre estarão lá, sempre estarão disponíveis, apesar do tempo. Sentir esse porto seguro, essa força, foi o que me sustentou por um longo período. O poder do carinho genuíno é imensurável, e faz milagres, cura feridas e nos renova!
       A segunda foi em um feriado no segundo semestre, perto do final do ano. Minha mãe acordou e decidiu passear em uma cidade, relativamente próxima da minha - cerca de 90 km de distância. Vale ressaltar que essa cidade é gigantesca, chegar de um lugar a outro pode levar horas (até mesmo de transporte público). Bem, eu fui para a cidade com minha mãe e irmãs. Chegando no local que visitaríamos tive um 'click', e mandei uma mensagem para o A, pois estava em sua cidade. E prontamente ele disse que viria me ver - detalhe, estava em uma ponta da cidade e ele em outra. Ele levou cerca de duas horas para chegar, e nos encontramos completamente por acaso: eu o estava esperando em frente a uma loja, e a rua estava cheia, uma senhor caiu ao meu lado e ele a socorreu, e eu ofereci ajuda! Foi assim, ficamos três segundos até entender o que havia acontecido. Nos abraçamos muuuito, foi muito bom ter o conhecido pessoalmente - fazemos parte de um grupo de whatsapp sobre um seriado que gostamos. Foi quase mágico! Foi sensacional, ele conheceu minha família e ficamos cerca de cinco minutos nos abraçando! E foi realmente cinco minutos! Ele deveria voltar para casa pois viajaria com sua família. Esse momento foi quando minha ficha caiu sobre o valor de cada um: meu amigo enfrentou duas horas de transporte público para me conhecer e me ver por cinco minutos. Cinco minutos!! Aliás, duas horas para chegar e duas para voltar - para ficar comigo por cinco minutos!! 
       Nesse dia eu entendi que as pessoas, quando querem e tem estima por uma pessoa, elas sempre darão um jeito! Sempre! Conforme o tempo passou desde novembro, tenho aprendido e entendido cada vez mais sobre o meu valor, sobre como Deus me vê. Precisei passar por um bocado de dor, mas entendi que sou valiosa. Dizem que nosso aniversário é como nosso ano novo, que ao ficar um ano mais velha, as coisas mudam dentro de nós. Bem, já faz quase 1 mês que fiz 26 anos, e posso dizer que todos os dias tem sido 'ano novos', tenho aprendido um pouco cada dia. Não creio que meu aniversário tenha sido tão 'bombástico' como as pessoas imaginam, mas foi bom. O aprendizado tem sido constante, e o crescimento idem.  Gosto de aprender mais sobre Deus, sobre o que Ele quer para mim, e como Ele me ver; e dessa forma me nivelar aos sonhos de meu Pai - e confesso que só tenho boas surpresas, alguns puxões de orelha, mas sempre alegria. 

      E é isso que espero de agora em diante: relacionamentos saudáveis, mais de Deus para mim e crescimento constante, sempre na alegria que é estar em Deus.

No comments: